quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Consumo simbólico e vida cotidiana

 O ser humano vive em duas esferas separadas e ao mesmo tempo complementares. Estas esferas são: A vida cotidiana, que se constitui por diferentes atividades individuais (física, social e intelectual) que compõem a esfera do eu, e a atividade humano-genérica envolvendo os aspectos morais mais complexos (sentimentos, vida social e etc...). 
 Essas duas esferas contem traços individuais de uma pessoa, mas também contém traços de um grupo, de uma sociedade, de um povo. Tudo que compõe a vida humana também compões o cotidiano. 
 Suas motivações individuais influencia tanto na sua vida genérica como na sua individualidade 
 Consumo simbólico o ato de consumir já acompanha o homem a vários seculos seja para satisfazer as suas necessidades básicas, para ter um conforto  ou para se destacar um grande grupo. É dai que começamos a nossa discursarão de consumo simbólico. Desde os tempos medievais os produtos começam a ter uma nova diferenciação social, conseguimos distinguir com facilidade quem representava a nobreza, ao clero e etc... Vale lembrar que a diferenciação social não com o consumo de produto, ela sempre existiu de outros modos, um exemplo disso são as piramides. 

 Com o surgimento da burguesia os consumo foi ampliado para novos grupos e os produtos passaram a ser considerados produtos de distinção (tipo, e valor). A utilização do produto como diferenciação social ficou mais intensa e é por meio das marcas que o consumidor é capaz de identificar o que quer comprar, em muitos casos a marca substitui o produto, nesses casos o objeto é desejado pelo no da marca , pois esse consumo simbólico pode valorizar uma pessoa perante o grupo. Os indivíduos compram um objeto para mostrar sua posição social e seu estilo de vida.


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