O ser humano vive em duas esferas
separadas e ao mesmo tempo complementares. Estas esferas são: A vida cotidiana,
que se constitui por diferentes atividades individuais (física, social e
intelectual) que compõem a esfera do eu, e a atividade humano-genérica
envolvendo os aspectos morais mais complexos (sentimentos, vida social e
etc...).
Essas duas esferas contem traços
individuais de uma pessoa, mas também contém traços de um grupo, de uma
sociedade, de um povo. Tudo que compõe a vida humana também compões o
cotidiano.
Suas motivações individuais influencia
tanto na sua vida genérica como na sua individualidade
Consumo simbólico o ato de consumir já
acompanha o homem a vários seculos seja para satisfazer as suas
necessidades básicas, para ter um conforto ou para se destacar um grande
grupo. É dai que começamos a nossa discursarão de consumo simbólico. Desde os
tempos medievais os produtos começam a ter uma nova diferenciação social,
conseguimos distinguir com facilidade quem representava a nobreza, ao clero e
etc... Vale lembrar que a diferenciação social não com o consumo de produto,
ela sempre existiu de outros modos, um exemplo disso são as piramides.
Com o surgimento da burguesia os consumo
foi ampliado para novos grupos e os produtos passaram a ser considerados
produtos de distinção (tipo, e valor). A utilização do produto como
diferenciação social ficou mais intensa e é por meio das marcas que o consumidor
é capaz de identificar o que quer comprar, em muitos casos a marca substitui o
produto, nesses casos o objeto é desejado pelo no da marca , pois esse consumo simbólico pode valorizar uma pessoa perante o grupo. Os indivíduos compram um objeto para mostrar sua posição social e seu estilo de vida.
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