Como sempre nós achamos que a cultura dos nossos vizinhos europeus são melhores que a nossa brasilidade, porque eu to falando isso? AAAH vou explicar isso agora. Com a chegada da família real a cultura europeia ficou vista como melhor do que a brasileira, principalmente pelas classes mais ricas.
Os cientistas, do fim século XIX, acusavam os costumes bárbaros, aborígenes e africanos de serem obstáculos para que o Brasil chegasse no máximo da sua cultura. José de Alencar foi um dos primeiros intelectuais a contradizer esse pensamento. Com tantas culturas diferentes como eles poderiam coexistir sem uma afetar, ou até mesmo, destruir a outra? E com essa mistura de cultura veio o preconceito, defendido por alguns intelectuais, e está enraizado até os dias atuais na cultura brasileira. Gilberto Freyre cria uma nova visão da mestiçagem e democracia social . A concepção de hegemonia cultural começou a ser contestada por outros intelectuais. Mario de Andrade (1893- 1945) define a brasilidade principalmente em macunaima, seu herói que reúne ao mesmo tempo as qualidades africanas, aborígenes e europeias e todas semelhantes em valor.
O brasil também sofreu um grande transformação a partir do século XIX por causa dos emigrantes, de maioria europeu, que vinharam tentar a vida aqui. Esses imigrantes já traziam consigo seus próprios traços culturais, isso começou a ameaçar as civilização existente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário